terça-feira, 7 de novembro de 2017

Fender Telecaster Japan
































A telecaster é um legitimo ícone da música, tendo prestado vários serviços ao rock desde George Harisson e Keith Richards, passando pelo punk rock visceral de Joe Strummer, até os dias de hoje com bandas mais modernas. 


Sinceramente eu não entendo bem porquê, sonoramente é uma guitarra bem limitada, se comparada a uma stratocaster, porém, essa “velha senhora” é realmente charmosa e tem estilo.Reconheço que a telecaster é preferência de muitos amigos meus, como o colecionador Wandré Peixoto e o guitarrista Tony Lamosa. 


20 anos atrás estava reunido com alguns guitarristas mas experientes e ouvi de um deles, a seguinte frase: “O cara para timbrar mal uma telecaster, tem que ser muito ruim ..."  Essa frase ilustra bem o que é um tele na minha opinião, seu timbre já está pronto. Não cheguei a ser "muito ruim", porém não foi tão fácil quanto eu achei que seria. 

O som típico de uma tele é estalado e estridente e eu sinceramente não curto muito, meus ouvidos se acostumaram com as Gibs, e eu, de certa forma, pago por isso.  

Na época escolhi essa tele justamente por ela ter um som mais encorpado e menos estalado que outras teles que eu toquei, ela anda mais na praia dos médios, o que me agrada muito. 

Excelente guitarra para tocar, bluesclassic rock, pop, mas não cai bem para sons mais pesados, falta punch, é preciso equilibrar nos graves. 

O braço é bem confortável e macio de tocar, mais sua escala não é rápida, seus captadores têm saída moderada, e casam bem na mix de uma banda. 

As tarrachas gotoh, seguram bem a onda e você pode abusar dos bends, sem problemas de afinação.


A cor e a pintura da guitarra são um caso à parte, embora vocês não consigam ver nas fotos (continuo sendo um péssimo fotografo), a pintura é translucida, possibilitando ver os veios da madeira que é linda.


Cor: White Blondie;

Corpo: Basswood;

Braço: 1 peça em maple;

Escala: maple;

Trastes: 21 palito;

Captadores: 2 Singles fender estilo vintage em alnico;

Made in Japan.


Fiquei com essa guitarra por cerca de 12 meses, tendo a adquirido em setembro de 2015.






Nenhum comentário:

Postar um comentário