domingo, 17 de dezembro de 2017

Pedais Parte 2 e Meio...!!!!!!


Pedais...quase mágicos...Quem gosta de usar efeitos sabe bem como é gostoso usar um pedal e passar horas futucando o mesmo...
Lendo um artigo do meu amigo Alex Frias, no excelente Blog Timbre-se!, chamado Fuzzelagem me "toquei" que havia feito a volta ao mundo e acabei retornando a um equipamento que eu já havia usado no passado, e que devido as minhas limitações financeiras e técnicas da época, eu não conseguia timbrar a contento...
*os pedais sem fotos são os que não utilizo mais.

Em 2010 eu escrevia aqui no blog:
"Utilizo nesse momento 11 pedais, e quase nunca ligados simultaneamente, utilizo de acordo com o trabalho musical que estou realizando, se for rock uma configuração de pedais, se for pop outra configuração, e assim por diante"...
Tenho dois cases para os pedais, 01 grande da Furman e 01 pequeno da Landscape que são muito práticos. Os cabos de ligação utilizo dois beldens uma marca belga, fulltone hand made da Califórnia e Santo Ângelo, marca brasileira.
Reparem que eu tento apresentar a fulltone na época, rs,rs
Esse equipamento me serviu muito bem, abaixo a minha impressão de 2010:


"Antes de continuar a ler, tenha em mente o seguinte: Não existe melhor e nem pior, estamos falando de ferramentas para produzir arte, ou seja, nem certo e nem errado, principalmente porque se formos pensar na verdade absoluta, eu não estou escrevendo agora e nem você está lendo este texto".

* Posteriormente em 2013 eu adicionei mais 4 pedais ao meu set.

1- Delay Line 6 Echo Park - Motivo: Vários tipos de delay em um pedal.
2- Barber Direct drive - Motivo: utilizo como drive bem suave, é versátil e confiável.
3- Fulldrive 2 Mosfet - Motivo: Orgânico, versátil, é moderno e vintage ao mesmo tempo e soma bem com outros pedais, limpa o som com o volume da guita.

4- RC booster Xotic - Motivo: Uma palavra define esse pedal "fantástico", ele consegue deixar um ótimo timbre em espetacular, soma bem com outros pedais e limpa o som com o volume da guitarra.


5- Ocd Fulltone - Motivo: Uso para drives bem pesados, orgânico, versátil, é moderno e vintage ao mesmo tempo e soma bem com outros pedais, limpa o som com o volume da guita.
 

6- Boss Cromatic Tunner TU2 - Motivo: Por ser um afinador cromático é bem preciso e possui um display grande, altamente necessário para quem passou dos 30 anos... rs.
7- Boss Flanger BF2 - Motivo: Adoro o som desse pequeno japonês, ele é bem "quente".
8- Boss Digital Delay DD3 - Motivo: Uso para delay bem curtos.

9- Boss Phaser Ph1r - Motivo: Não espere algo na linha Phaser 90, é bem sutil e dependendo dos ajustes simula uma caixa Leslie.

10- Boss Chorus CE2 - Motivo:Foi o pedal que me fez gostar de chorus, é de fácil manuseio e timbra maravilhosamente.


11- Boss Delay DM2 - Motivo: Uso mais como um reverb, tem um som muito doce, é um pedal difícil, mais uma vez que você encontre seu"som" é excelente.


12- Boss Compressor CS2 - Motivo: Simples e eficaz, tanto com distorção, como para bases mais "funks".

13- Mad Lab- Madcat Gold top Edition - Motivo: Complexo e versátil, serve tanto como distorção, como drive. Esse pedal foi uma parceria realizada com meu amigo Gladson da MadLab Eletronics na época fizemos apenas 50 unidades, esse da foto é o número 00, ou seja, o protótipo, como toco muito na noite, queria um pedal que pudesse tocar com minhas Stratocasters e Les Paul sem precisar ficar toda hora abaixando e regulando o pedal. O mad cat é um drive, mas pode chegar a um som de distorção dependendo dos ajustes, infelizmente não fabricamos mais e todas as 50 unidades foram vendidas.
14- Boss Super Overdrive SD1 - Motivo: Simples, barato e convincente. Uso o "amarelinho" para dar boost no velho ampli valvulado, quando toco com um amplificador transistorizado ele serve para dar aquela "sujeirinha" ao som.
15- Andy Zandy Drive - Motivo: Suave, vivo e equilibrado. Pedal confeccionado pela Andy Effect, o Zandy Drive é um over drive bem cristalino, com 04 knobs de controle: volume, gain, tom e voice fica muito fácil timbrar seu som. Em configurações mais baixas é um pedal de over drive extremamente limpo, e não muda o timbre da guitarra que você  utiliza, ou seja, uma Les paul terá sempre som de Les Paul, stratocaster de stratocaster e assim por diante. Não sou muito fã de pedais clonados, mas confesso que gostei bastante desse aqui.
16- Dirty Litlle Secret
 Motivo: Marshall na veia.
Pedal extremamente dinâmico, da fabricante americana Catalimbread tem um som cremoso a lá marshall, aceita fonte de 18 volts deixando o som com mais punch. Consigo um som de marshall a lá JTM e também consigo chegar num som bem próximo de um marshall JCM900.










Nenhum comentário:

Postar um comentário