domingo, 10 de dezembro de 2017

Pedais - 2º Parte


























Pedais são brinquedos que vivemos trocando, vendendo e comprando, acho bem natural essa inquietude em um músico, mas tenho observado que em guitarristas isso se dá de forma, mas corriqueira. Tenho um post sobre meu set de pedais, de uns anos atrás e é fácil comparar e ver como ele foi modificado ao longo do tempo. No momento uso dois pedalboards com pedais analógicos uma principal e uma reserva. A principal serve para show, gigs e gravações. A reserva são pedais que gosto mais nem sempre preciso levar a algum lugar, porém, ao menos por enquanto não me desfaço deles. 




Boss Compressor CS2 - Motivo: Simples e eficaz, tanto com distorção como para bases mais "funks". Este pedal está comigo a algum tempo, usava no final da cadeia e por sugestão de um grande amigo e guitarrista, Tony Lamosa, modifiquei sua posição para o início da cadeia e para meu deleite o timbre ficou muito melhor e mais orgânico. Seu nível de ruído é aceitável.













Mad Professor Sweet Honey Overdrive - Motivo: orgânico, true by pass. Este pedal finlandês está comigo a uns 02 anos, peguei em uma troca, sinceramente não acreditava o quão bom ele é. É um pedal de over drive que nunca embola, uma de suas principais virtudes é que ele vai bem com stratocaster e com Les Paul. Apenas 03 controles volume, drive e focus que determina a velocidade com que o pedal vai distorcer e equaliza o sinal de saída.









Catalinbread Dirty Little Secret - Motivo: orgânico, true by pass, hi gain, capaz de limpar o som quando o knob de volume da guitarra é diminuído, este pedal americano está comigo a um 01 ano, peguei em uma troca, já conhecia alguns pedais da Catalinbread e sabia da qualidade dos produtos. É um pedal de drive pesado baseado em marshalls vintage, bem bacana para quem tem um amplificador fender e quer empurrar a distorção dele, mas com características diferentes, a chavinha do lado direito serve para selecionar entre um marshall plexi de 100 watts e um marshall jtm 45.







Fulltone OCD Versão 4 - Motivo: Uso para drives bem pesados, orgânico, versátil, é moderno e vintage ao mesmo tempo e soma bem com outros pedais, limpa o som com o volume da guitarra.

Costumo dizer que todo guitarrista, precisa de um desse no seu set, é na minha opinião, o melhor pedal de drive já feito, uso OCD a uns 04 anos, apenas troquei a versão 03 com menos médios pela versão 04. É um pedal multiuso serve como booster para um amplificador valvulado limpo, chega a drives pesados se necessário, e é muito bem construído. Seu drive nunca embola, mesmo nas configurações mais radicais, possui uma chave no centro que serve para escolher entre um efeito moderno ou vintage.



Boss Chorus CE2 Foi o pedal que me fez gostar de chorus, é de fácil manuseio e timbra maravilhosamente bem. Não sou muito adepto de solos encharcados de chorus e de bases distorcidas com chorus. Sempre foi difícil encaixar esse efeito no meu som, mas como passei a fazer algumas gigs, com vários covers dos anos 1980, esse pedal caiu como uma luva. É possível timbrar sons desde The Police até Paralamas do sucesso, passando pelo The cars sem nenhum problema, em qualquer ajuste você consegue um som bacana. Detalhes: possuo caixa e manual original desse vintage!







Xotic RC booster - Motivo: Uma palavra define esse pedal"fantástico", ele consegue transformar um ótimo timbre de guitarra em espetacular, soma bem com outros pedais e limpa o som com o volume da guitarra. Tenho essa pedal a uns 04 anos e ele é realmente impressionante, uso depois dos drives, ele consegue a façanha de melhorar o timbre com mais corpo e definição, quando adquiri minha ideia inicial era substituir um  boost dunlop como boost  mesmo ,mas logo percebi que este pedal tinha algo a mais, com todos os seus knobs no máximo você consegue um som "craquelado" de drive muito bacana e útil, ele é capaz deixar os drives e distorções mais "cortantes" e "crocantes", esse pedal é um verdadeiro trunfo na pedaleira.





Boss Delay DM2 - Motivo: Delay analógico. Confesso, Delay é outro efeito do qual não sou grande fã, este pedal está comigo a uns 05 anos. Tem um som muito doce, é um pedal de difícil ajuste, não é com todo drive ou timbre que ele combina, não possui muitas repetições, mais uma vez que você encontre seu “som" é excelente.












Catalinbread Hyper Park- Motivo: Pequeno, confiável e Excelente som. Adquiri esse pedal recentemente e o coloquei no fim da cadeia dos pedais de efeito, para que pudesse interferir em todos os sons, esse pequeno notável, é capaz de dar punch ao seu timbre e não apenas elevar o som como um boost comum. Ele casa muito bem com o OCD e com Xotic RC booster, e desempenha excelente papel junto a uma stratocaster ou Les Paul. 



 Boss Cromatic Tunner TU2 - Motivo: Por ser um afinador cromático é bem preciso e possui um display grande, altamente necessário para quem passou dos 30 anos... rs.  Logicamente sua função primária é auxiliar na afinação do instrumento, porém também o utilizo como gerador de corrente para os outros pedais, função essa que ele cumpre muito bem.

2 comentários:

  1. Legal Sidnei, vou pesquisar no youtube sobre alguns desses pedais. Eu tenho alguns pedais interessantes...Tenho um Mooer Cruncher que custou 44 dólares, baratíssimo e um excelente pedal. Uso também um T-Rex Yellow Drive que é um pedal com 2 canais de drive, além de um Pickup Booster da Seymour Duncan (adoro esse pedal), pedais handmade da EFX Pedais (um A/B Box e um Hot Box que é valvulado). Junto com isso tudo tenho um rack compacto da Box VF-1 que durante muito tempo foi meu único set de efeitos, controlado por um midi controller. Atualmente uso apenas para reverbs e delays. Estão fora da pedaleira um Dunlop Fuzzface, um Tube Baby e um Ohceedee da EFX pedais (muito bons e já foram titulares na pedaleira por muito tempo). No momento meu sonho de consumo é um Dual Fusion da Wampler, mas é muito caro...

    ResponderExcluir
  2. Conheço alguns dos seus pedais e realmente são excelentes, particularmente gosto muito dos pedais EFX, São muito bem feitos. Tive oportunidade de tocar com alguns pedais da Wampler , e a sensação que tive é que eles tem uma excelente qualidade!

    ResponderExcluir